quinta-feira, 31 de julho de 2008

O Detetive de Florianópolis

Há 25 anos, surgia nas páginas dO Estado uma figura que se tornaria lendária entre leitores assíduos de literatura de suspense. Hoje, se vê que O Detetive de Florianópolis, do escritor catarinense Jair Francisco Hamms, ia muito além de pregar o leitor em suas páginas.

Se Bagé tem o seu analista e Curitiba tem o seu vampiro, Florianópolis não fica atrás. Data de 1983 a compilação de crônicas O Detetive de Florianópolis, de Jair Francisco Hamms.

Da ironia ao escracho, acompanhamos, do surgimento ao casamento, o “desempregado, endividado, nervoso, aporrinhado à beça, Domingos Tertuliano Tive”, D.T. Tive – detetive particular. Em dez crônicas, Hamms consegue fazer rir, rir muito, e ainda nos deixa com gosto de quero mais, depois que Tive casa-se com a sua... bem, não é interessante entregar o jogo, ainda mais em caso de investigação.

A semelhança com O Analista de Bagé surge desde a capa. Publicado cinco anos antes por Luis Fernando Veríssimo, O Analista também surgiu primeiro em jornais, para depois ocupar as páginas do livro que todos conhecemos. No entanto, não vão muito longe as semelhanças: o personagem de Hamms é astuto, sedutor e em diversas ocasiões, um galanteador refinado.

Se precisávamos de um herói catarinense que agradasse a muitos gostos, ele está ali. É o tipo que acorda, olha pela janela, sabe que precisa se mexer e não consegue sair da cama. Conversando com seus botões, ouve de um deles o conselho: “Que eu saiba, a cidade não tem um só detetive particular”. Dessa forma, com dinheiro emprestado, Tive inicia uma carreira promissora e cheia de situações embaraçosas, nunca menos engraçadas.

Dessa forma, começa a investigar crimes os mais bizarros, como o caso da morte do lebréu russo, do lobisomem de Saco Grande, dos dólares de Chapecó... Acompanhado pela piramidal secretária Ivete, Tive muito simplesmente resolve casos que, às vezes, não precisam de muito esforço; é aí que faz sucesso e fortuna. Para importunar — porque sempre alguém vem encher o saco — temos ali o Pereira, piadista de mau-gosto que procura tirar o brilho de nosso herói. Às vezes quase consegue, mas Tive não se deixa enrolar. Ah, isso não.

O mais instigante na obra de Hamms é que não podemos chamá-lo simplesmente como “o cara do detetive”. Pelo título do livro, pelas primeiras dez crônicas, até que sim. Mas não pelo todo. Este livro, por exemplo, traz mais 21 crônicas onde o autor mostra como consegue narrar sensivelmente casos (reais ou inventados) do cotidiano. Uma pena que não consigamos encontrá-lo nas livrarias.

Mas Hamms é cultuado pelos leitores assíduos de literatura de suspense. Não à toa: unir uma boa história a bom-humor não é pra qualquer um. Na internet, o escritor catarinense aparece em sites de sebos e raridades, onde é possível comprar O Detetive... a partir de R$10,00. O meu exemplar, comprei por R$3,00 num sebo de Blumenau.

Não se trata somente de ler Hamms, de se divertir com as aventuras de seu personagem. Trata-se de refletir um pouco o mercado (?) editorial de e em Santa Catarina. Hamms, que eu saiba, não escreveu por muito tempo. Mas o que escreveu é bom. Por que teria desistido? Seria pela falta de leitores? Seria por ver seus livros acabarem-se nos sebos antes mesmo de serem lidos, discutidos, lembrados? Sem dúvida, poderíamos perguntar a D.T. Tive onde foi parar o escritor que, com um livro apenas, fez história. Se Tive ainda existisse, claro. Mas ficou lá, nas páginas amareladas de 25 anos atrás.

A edição única de O Detetive de Florianópolis foi publicada em parceria entre O Estado, onde foram publicadas inicialmente as crônicas e a Editora da UFSC. Pesquisando por aqui, na internet, encontrei mais alguns livros de Hamms: O Vendedor de Maravilhas, Samba no Céu e um outro, de que não me recordo. Para comprar pela internet, há disponíveis os sites Gojaba.com e o Traça.

Boa leitura!

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Falações a respeito de Falações

Falações foi lançado no último dia 22. Neste post, que não expirará ou será substituído, pelo menos por enquanto, tentarei compartilhar o que se disse a respeito do livro. Por enquanto, então, deixo os comentários publicados no Jornal de Santa Catarina, em A Notícia e no Diário Catarinense.

Logo, espero redirecionar para outras paragens. Mesmo porque há muito sobre o que falar. Temos, por exemplo, os 25 anos do Detetive de Florianópolis; temos Gregory Haertel com o romance Aguardo, romace há muito esperado por estas terras de cá e temos de apresentar, para quem ainda não conhece, o escritor catarioca Godofredo de Oliveira Neto, que estará em Blumenau no mês de agosto. Mas isso são planos.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Falações - onde adquirir o seu

Falações será lançado somente na terça-feira, dia 22, mas já está disponível para compra.

Em Blumenau, o livro pode ser encontrado na 100% Vídeo (Rua 7 de Setembro, 1820 - esquina com Rua Paulo Zimmermann) e nas duas lojas da Livraria Alemã (Mega Store da Amadeu da Luz e no Shopping Neumarkt) e na Blulivros, no 2o. andar do Shopping H.

Para quem é de fora e quiser adquirir seu exemplar, ele está disponível no site da Edifurb. Quem vende são as Livraria Cultura, Livros & Livros, Saraiva, Leonardo da Vinci e Cia. dos Livros através de compra on-line. E ATENÇÃO: descontão na livraria Poïesis. Clique aqui para saber.

Quem quiser contatar o autor - o livro é vendido a preço promocional - pode fazê-lo através do e-mail labesmar@gmail.com .

Pois bem. Ainda nos vemos terça-feira!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Falações - Lançamento




FALAÇÕES - POEMAS

Falações pretende ser mais do que um livro. Não é a toa que tem o mesmo nome deste blog — e o projeto, de mesmo nome. Sem a pretensão de quebrar alguns paradigmas para depois construir outros, o que está em jogo é a discussão. Talvez não valha a pena tratar agora de questões espirituais (do que é feita a poesia, do que é feito o poeta), mas focar em outros pontos: existe uma produção literária interessante em Blumenau? A poesia está viva, morta, moribunda? E poeta, quem pode ser?

Para tais questões, este blog está aberto. Aliás, tenho sabido ultimamente que muito mais pessoas acompanham este espaço do que eu supunha. E, tenho percebido, a discussão em torno da produção literária local não está longe de acontecer de forma sadia — e ao contrário do que se pudesse supor, tem muita gente a fim de conversar a respeito.

Livro pronto, esperando o lançamento, é hora de anunciar o que está por vir. No início de agosto, acontecerá no SESC Blumenau a oficina “Poesia blumenauense: de onde viemos, para onde vamos”. Este poderá ser um espaço interessante para que o diálogo, que já começou, tome forma. Tratarei, nesta ocasião, de estabelecer a cronologia desta produção poética e buscar compreendê-la através das teorias de Valburga Huber e José Endoença Martins.

A seguir, ainda no mês de agosto, acontecerá durante I Encontro de Leitura e Artes de Santa Catarina e III Fórum Brasileiro de Literatura de Blumenau uma mesa redonda. Nesta ocasião, com as presenças já confirmadas de José Endoença Martins e Mauro Galvão, se falará então dessa produção poética a partir de Blumenau, mas com pontos de vista diferentes. Não tenho dúvidas de que ali o grande objetivo de Falações será alcançado. Ou o primeiro grande objetivo.

LANÇAMENTO(S)

A primeira aparição de Falações acontecerá durante o Primeiro Aniversário do Movimento 13 de Julho, evento organizado pelo SINSEPES, a partir das 16:00h no saguão do bloco A da FURB. Estarão presentes também os autores José Endoença Martins, Urda Kluger, Maicon Tenfen e Viegas Fernandes da Costa.

Já o lançamento oficial acontece no dia 22 de julho no Butiquin Wollstein, na rua Floriano Peixoto, 89, no centro de Blumenau. A partir das 19:30 acontecerá a cerimônia de lançamento, com os devidos agradecimentos às várias pessoas que auxiliaram, de alguma forma, na realização deste projeto.

Estão todos convidados, claro! Quem quiser saber do que se trata antes do lançamento do dia 22 pode adquirir seu exemplar comigo ou na 100% Vídeo de Blumenau, na esquina da 7 de Setembro com a Paulo Zimmermann. Logo o livro estará à venda pela internet e em demais regiões do país. Por enquanto, somente em Blumenau.

Até o lançamento, então. Grande abraço!