segunda-feira, 14 de julho de 2008

Falações - Lançamento




FALAÇÕES - POEMAS

Falações pretende ser mais do que um livro. Não é a toa que tem o mesmo nome deste blog — e o projeto, de mesmo nome. Sem a pretensão de quebrar alguns paradigmas para depois construir outros, o que está em jogo é a discussão. Talvez não valha a pena tratar agora de questões espirituais (do que é feita a poesia, do que é feito o poeta), mas focar em outros pontos: existe uma produção literária interessante em Blumenau? A poesia está viva, morta, moribunda? E poeta, quem pode ser?

Para tais questões, este blog está aberto. Aliás, tenho sabido ultimamente que muito mais pessoas acompanham este espaço do que eu supunha. E, tenho percebido, a discussão em torno da produção literária local não está longe de acontecer de forma sadia — e ao contrário do que se pudesse supor, tem muita gente a fim de conversar a respeito.

Livro pronto, esperando o lançamento, é hora de anunciar o que está por vir. No início de agosto, acontecerá no SESC Blumenau a oficina “Poesia blumenauense: de onde viemos, para onde vamos”. Este poderá ser um espaço interessante para que o diálogo, que já começou, tome forma. Tratarei, nesta ocasião, de estabelecer a cronologia desta produção poética e buscar compreendê-la através das teorias de Valburga Huber e José Endoença Martins.

A seguir, ainda no mês de agosto, acontecerá durante I Encontro de Leitura e Artes de Santa Catarina e III Fórum Brasileiro de Literatura de Blumenau uma mesa redonda. Nesta ocasião, com as presenças já confirmadas de José Endoença Martins e Mauro Galvão, se falará então dessa produção poética a partir de Blumenau, mas com pontos de vista diferentes. Não tenho dúvidas de que ali o grande objetivo de Falações será alcançado. Ou o primeiro grande objetivo.

LANÇAMENTO(S)

A primeira aparição de Falações acontecerá durante o Primeiro Aniversário do Movimento 13 de Julho, evento organizado pelo SINSEPES, a partir das 16:00h no saguão do bloco A da FURB. Estarão presentes também os autores José Endoença Martins, Urda Kluger, Maicon Tenfen e Viegas Fernandes da Costa.

Já o lançamento oficial acontece no dia 22 de julho no Butiquin Wollstein, na rua Floriano Peixoto, 89, no centro de Blumenau. A partir das 19:30 acontecerá a cerimônia de lançamento, com os devidos agradecimentos às várias pessoas que auxiliaram, de alguma forma, na realização deste projeto.

Estão todos convidados, claro! Quem quiser saber do que se trata antes do lançamento do dia 22 pode adquirir seu exemplar comigo ou na 100% Vídeo de Blumenau, na esquina da 7 de Setembro com a Paulo Zimmermann. Logo o livro estará à venda pela internet e em demais regiões do país. Por enquanto, somente em Blumenau.

Até o lançamento, então. Grande abraço!


5 comentários:

Luciana da Cunha disse...

Labeees! É só eu ficar um tempo sem te ver que tu já lança um livro? Que massa! Parabéns pra ti! Quero ver se apareço lá na semana que vem ;)

Beijos!

CASSIANE SCHMIDT disse...

Olá, parabéns pelo espaço que voçê criou aqui! Fiquei muito curiosa em relação ao Falações, espero tê-lo em mãos em breve.Volto mais vezes aqui para ler-te.

Abraços

Marcelo Labes disse...

Luciana (será a Neblina?) aparece mesmo!

Cassiane, volte sim. Logo que passar a correria do lançamento, volto a publicar sobre literatura. Pode ser interessante.

Abraço.

Luciana da Cunha disse...

labes, só respondendo a tua pergunta: é a neblina, sim! quero ver se apareço...

Unknown disse...

Aí, garoto!
Parabéns.
Li, tua reportagem no Diário e passei aqui para te dar um alô.
Parabéns, mais uma vez.
Gostei da reportagem, pois vc cita os nomes de nossos autores, e isso é muito bom, gente de primeiro time.
O blog então, está ótimo.
Bjs no seu coração.
Raquel Gastaldi